Entrevistamos hoje, uma moça muito simpática chamada Darupü'üna (pronúncia: Darupana). Nome difrerente né? O mais legal de tudo é que ela é índia !
A Darupü'üna mora há poucos anos em BH e saiu de onde morava, Amazonas, para estudar Direito, curso que infelizmente teve que trancar. Atualmente ela joga profissionalemnte por um time de Sabará e trabalha com call center.
No Amazonas, ela morava na aldeia de nome Ticuna, que fica na divisa entre o Peru, Colômbia e Brasil. Lá eles possuem um dialeto, chamado também de Ticuna, e ela até nos mostrou uma carta escrita desse dialeto.
Carta escrita em "ticuna" |
Conversando, Darupü'üna nos contou coisas muito interessantes a respeito de sua cultura. Uma delas é "Festa da moça nova", celebração realizada quando a menina tem sua menarca. Após o fato ser descoberto, a menina é isolada por três meses, tempo em que aprende a fazer artesanato, e então é realizada uma festa onde ela tem todo seu corpo pintado, e após um ritual, (o cabelo da moça é dividido em três partes, e cada parte é cortada por uma pessoa, sendo ela padrinho ou da família), as mechas são arrancadas até a menina ficar careca.
Ficamos tão encantados com a entrevista que isso até nos gerou uma nova vontade: fazer outro documentário, sobre sua cultura.
Estamos animados!
Estamos animados!